A polêmica de um beijo…

by Neila Leonço

A famosa marca de roupas Benetton conseguiu mais uma vez aparecer entre as polêmicas publicidades mundiais. O grupo e seu fotógrafo Oliviero Toscani ficaram conhecidos internacionalmente por suas fotos provocadoras nos anos 90, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta. Nesta última quarta-feira (16/11/11), a empresa lançou oficialmente a mais recente campanha da marca. A nova campanha “United Colors of Benetton” chamada “UNHATE” (não ódio) foi apresentada em Pairs, pelo vice-presidente do Benetton Group, Alessandro Benetton. As peças traziam líderes mundiais se relacionando, pacificamente e afetuosamente, com polêmicos beijos na boca. As fotomontagens circularam pela internet e foram expostas em locais estratégicos do mundo, como o castelo de San’t Angelo, em Roma e na catedral de Milão. As peças incluíam o Papa Bento XVI beijando o imã sunita de Al Azhar, Hugo Chávez e Barack Obama, além de Barack Obama e o presidente chinês, Hu Jintao.

Como toda publicidade de efeito, as peças despertaram a ira das lideranças ocidentais conservadores. Sabe-se que as relações entre o Papa e o imã sunita são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado a uma igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado. Porém, enquanto o imã sunita de Al-Azhar, mais distante dos ideais de comunicação de uma empresa e menos ligado ao mercado publicitário, captou a proposta da publicidade e considerou as imagens uma forma de promover uma reflexão para que a política, religião e ideias, ainda que diversas, possam ser postas em diálogo e mediação, o Vaticano, interpretou que a campanha foi “uma falta de respeito grave ao Papa”,  e uma ofensa aos sentimentos dos fiéis. Segundo um representante da instituição católica, a publicidade viola regras elementares do respeito às pessoas por pura provocação e faz uso da imagem manipulada e instrumentalizada do Papa com fins comerciais.

Em nota oficial, o Vaticano anunciou que: “Encarregamos nossos advogados para que empreendam na Itália e no exterior as oportunas ações legais para impedir a circulação nos meios de comunicação da fotomontagem realizada no âmbito de uma campanha de publicidade da Benetton”, mesmo a empresa divulgando sua decisão de retirar de circulação a polêmica peça.

Espera-se que os líderes “pacificadores” sejam os primeiros a não julgar a atitude alheia e a buscar afetuosidade nas relações humanas. Pensando assim, fica a pergunta: invés de divulgar o horror, violência e pornografia não deveríamos estar satisfeitos em ver ações de divulgar consciência e respeito? Talvez se esses líderes se beijassem mais…brigariam e falariam menos.

campanha da Benetton de 1991

campanha da Benetton de 2011

Sobre hotmamilos

Somos Quentes e Polêmicos

Publicado em novembro 18, 2011, em Publicidade. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário