Campanha Volkswagen 2008 – ” Cachorro – peixe”

Trata-se da campanha publicitária do Space Fox Volkswagen , criada pela AlmapBBDO em 2008.Seu conceito é reforçado na frase – “ Space Fox , Cabe o que você imaginar” – , ou seja, a peça se baseia na imaginação de um jovem surfista : um cachorro-peixe que rouba a cena com seu dono mediante à música Stand By Me, de Ben E. King.
A ênfase que vem se dando à criatividade está diretamente ligada com as mudanças que o negócio da comunicação e marketing vem passando nos últimos anos com o avanço da era digital. Os canais tradicionais como a televisão, rádio, jornais e revistas, ganharam a concorrência da internet e a participação das redes sociais. As formas de chegar ao consumidor se multiplicaram e, com elas, novos hábitos e costumes se renovaram.
As mudanças foram tantas que até o maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions, realizado há 58 anos, mudou de nome. Assumiu como o “Festival Internacional de Criatividade”.O filme da Volkswagen foi eleito o melhor comercial de Tv do mundo em 2008 , na categoria Filme Publicitário de Automóveis , e seus criadores receberam o Leão de Ouro . O comercial cachorro-peixe é o primeiro ouro do Brasil em filmes , na subcategoria automóveis.Sendo a disputa dos comerciais criados para carros é considerada uma das mais difíceis.
No caso do “cachorro-peixe” podemos constatar que os animais são fofos e simpáticos e a publicidade sabe muito bem disso.Os bichinhos agregam valor às marcas dos mais variados segmentos, inclusive daqueles que eles próprios não são os consumidores.Algumas vezes se tornam mascotes de produtos, serviços e marcas. Pode-se usá-los para criar identificação com o target. Muitas marcas usam eles como peça da propaganda. Nem sempre são os protagonistas, mas estão ali. Muitas casas têm animais e isso faz com que os consumidores se identifiquem com o anúncio.
Podemos então concluir que dentro da propaganda , podemos incluir em seu conceito não só a intenção de vender o produto mais sim estimular a imaginação e sonhos do consumidor para que ele se identifique melhor com o produto a ser vendido, além claro de uma boa “frase” que seja boa o suficiente para ficar na memória das pessoas, como foi o caso da campanha da Volkswagen.

By : Roberta Fortunato

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Publicado em novembro 25, 2011, em Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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