A moda Agora é Geolocalização.

As novidades não param, os meios de comunicação se renovam a cada instante e novas mídias lançam a todo momento. O crescimento acelerado no meio virtual é um verdadeiro “boom” no mundo, redes sociais, aplicativos e serviços virtuais se multiplicam um atrás do outro em milhões com o poder de tornar a comunicação simples e direta. Enfim, a quantidade de conteúdo que recebemos a todo momento e que estamos expostos, é absurda e não vai parar, pelo contrário, só aumentar. 

Faço essa pequena introdução para apresentar aos que ainda não conhecem ou para comentar da nova febre virtual:O Foursquare.


Ahn? Que isso? 
O Foursquare é um serviço de geolocalização. Posso ousar em dizer que é uma rede social móvel que vem crescendo de uma forma um tanto quanto absurda. Falando em números, essa pequena “rede” tem mais de 10 milhões de usuários espalhados em todo o mundo. O Foursquare tem 15 mil usuários novos a cada dia e esse fenômeno está avaliado em 95 milhões de dólares, simples não?
Simples também para entende-lo, com esse aplicativo instalado em qualquer smartphone, é possível você dar a posição física de onde está. Nele, é possível criar uma rede de amigos, com quem você pode compartilhar seus check-ins. 
Por exemplo, você vai para sua faculdade e lá faz o check-in (esse é o nome para dizer onde está localizado), com isso seus amigos do Facebook e Twitter poderão ver onde você está. Cada check-in que você faz num determinado estabelecimento,seja ele um restaurante, shopping e tantos outros lugares, você ganha pontos, entrando num ranking entre você e seus amigos e todas as pessoas da sua cidade.
Quando você se torna a pessoa com mais check-in na Universidade Positivo por exemplo, você se torna mayor do local e isso lhe dá direito de cuidardo lugar no site oficial do Foursquare. Com isso você pode editar o endereço do local, adicionar detalhes, etc.

Outro fator interessante, é que ao dar o check-in, as pessoas também podem deixar suas próprias impressões, e até mesmo dar dicas e avaliar o local em que está. Por exemplo, se você vai em um teatro ou mesmo em um shopping, pode informar se tem muita fila no teatro, se o estacionamento do shopping está cheio e assim por diante. Pode ainda dar dicas gastronômicas, indicando, por exemplo, pratos interessantes para se pedir em determinados restaurantes.

Existem inúmeras ferramentas que o foursaquare pode proporcionar para o usuário, mas vamos deixar os detalhes um pouco de lado, para falar do potencial  desse “pequeno” aplicativo”.

O interessante dessa febre, é a possibilidade de comunicação e interação entre as pessoas. Para as empresas, isso é um prato cheio, pois nunca foi possível chegar tão perto do seu consumidor ou cliente como agora. 
Vou dar um exemplo prático que acontece comigo.

Eu trabalho no centro da cidade, almoço nas redondezas da agência que faço estágio, sempre faço um rodízio nos restaurantes da região e de praxe dou o meu check-in. Fiquei sabendo a pouco tempo, que se eu for mayor de um restaurante próximo da minha agência, ganho um almoço por conta da casa, adivinha se não me tornei mayor?

O Foursquare de fato é um importante instrumento de comunicação entre empresa/consumidor. Algumas redes, inclusive, tem utilizado o aplicativo em campanhas em redes sociais, e também para informar sobre promoções existentes em suas lojas. Milhares de empresas estão entrando nessa onda, como a Pepsi, Inte, Nike, Adidas e Burguer King por exemplo. Literalmente o Foursquare está atraindo milhares de dólares de empresas dispostas a investir nessa loucura.
Para terminar, finalizo com uma curiosidade em uma matéria que li no site da Brainstorm9, de Carlos Merigo.
“ Em 2010, foram mais de 381 milhões de checkins no ano incluindo um do espaço, isso mesmo, depois que o astronauta Douglas H. Weelock, da Expedition 25, fez o primeiro uso de um aplicativo geosocial do espaço. Ou seja, um check-in extraterrestre, realizado da Estação Espacial Internacional.”

Autor: André Nader Schulze

Sobre hotmamilos

Somos Quentes e Polêmicos

Publicado em agosto 5, 2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Sensacional esse texto!!!
    ass: André Nader Schulze
    =P

  2. Super interessante, eu não conhecia e muitas pessoas tbm devem estar conhecendo agora. Muito válido! =)

    by Isabela Lima

  3. Acho que esse blog tem que ser tão polêmico quanto mamilos

Deixe um comentário